quinta-feira, 22 de julho de 2010

TRINDADE - Parte 2

O Espirito Santo - A VOZ de Deus - O Filho Amado

"E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo."
Lucas 3:22

Para que vocês possam se beneficiar da SERIE TODA da Trindade, por favor acesse aqui: Introdução - Parte 1Parte 2Parte 3

TRINDADE - Parte 2

Imagine a seguinte cena:

O Rafik chega diante de uma audiência cheia de muçulmanos e faz a seguinte declaração: “Os primeiros MUÇULMANOS eram TRINITARIANOS. Eles adoravam Allah (o Pai), Allat (a Mãe) e Al-Usza (a Filha).”

Ainda que os muçulmanos se prostraram em adoração a estes ídolos durante o EPISÓDIO dos versos SATÂNICOS, seria muita burrice da minha parte dizer que esta era a doutrina que os primeiros muçulmanos sustentavam. Logicamente o Rafik seria ridicularizado por dizer tais mentiras sobre a fé Islâmica. A IGNORÂNCIA do Rafik se tornaria manifesta e ele perderia a CREDIBILIDADE.

Espera um pouco! Foi exatamente isso o que Mohamed fez. Ele fez declarações sobre a FÉ CRISTÃ e JUDAICA que estão muito longe de serem verdadeiras. Quer ver um bom exemplo?

Sura 9:30 Os judeus dizem: Ezra é filho de Deus; os cristãos dizem: O Messias é filho de Deus. Tais são as palavras de suas bocas; repetem, com isso, as de seus antepassados incrédulos. Que Deus os combata! Como se desviam!”

Neste verso acima, Mohamed da um show de IGNORÂNCIA e mostra a sua ausência de conhecimento sobre a fé dos JUDEUS. Mohamed declarou que os Judeus da sua época e os seus ANTEPASSADOS destes Judeus, diziam que EZRA ou Esdras era FILHO DE DEUS.

Eu desafio a qualquer muçulmano para provar que isso ocorreu na historia. Eu gostaria de saber de onde foi que Mohamed tirou esta informação. Ate onde eu sei, não existem relatos que sequer UMA ÚNICA SEITA judaica tenha feito tal declaração. Ate que se prove que esta informação esta correta, Mohamed será considerado um CHARLATÃO, pois a própria HISTORIA o condenou.

O que isso tem a ver com a TRINDADE? Tudo! Porque a TRINDADE da a entender que a PALAVRA DE DEUS se tornou um SER HUMANO. Por isso Mohamed aludiu a Esdras (Ezra) e Jesus (Issa) como filhos de Deus.

O que a Bíblia ensina? Como pode UM ser TRÊS?

A Bíblia nos ensina que Deus revelou-se em diferente aspectos, manifestando vários dos seus atributos divinos através dos seus nomes e títulos através dos séculos. No inicio, Deus revelou-se aos primeiros profetas, de forma simplificada e fácil para as pessoas daquele tempo entenderem, pouco a pouco ele foi AUMENTANDO o grau de revelação e deu mais conhecimento de si para a humanidade.

DEUS progrediu revelando a SI MESMO de geração em geração. A humanidade não era madura o suficiente para entender tudo sobre Deus. Se de repente Deus revelasse tudo de uma so vez, nos não poderíamos entender este GRANDIOSO e MARAVILHOSO DEUS.

A humanidade estava engatinhando no conhecimento de Deus quando ele se revelou aos primeiros profetas, porem ele progressivamente continuou se revelando ate que chegou o tempo certo de Deus revelar-se da forma mais completa: Ele revelou-se através do seu FILHO JESUS, o Cristo. (Mais tarde veremos o que a palavra FILHO significa na Bíblia).

Em Gálatas 4:4 aprendemos que “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho...” Em outras palavras, Deus enviou o seu UNGIDO, o seu ESCOLHIDO, no tempo certo. No livro de Hebreus 1:1-2 diz que Deus FALOU a HUMANIDADE através daquele a quem ele deu o titulo de FILHO: (note que eu disse o TITULO, porque “FILHO” é uma linguagem figurada).

“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos nossos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.”

Quando o tempo apropriado de DEUS chegou para que a humanidade conhecesse a Deus completamente, ele enviou Jesus para revelar-se de forma TOTAL E COMPLETA.

Jesus, foi enviado com a autoridade de um profeta. Sim, Jesus foi o maior dos profetas. Porem ele era muito mais do que um profeta e muito mais do que um SER HUMANO. Jesus deixou CLARO que existe um ÚNICO DEUS. Veja em Marcos 12:29

Respondeu Jesus: O principal mandamento é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!

Jesus estava se referindo ao Livro de Deuteronômio 6:4-9, mostrando que as Escrituras não haviam sido corrompidas. Jesus usou centenas de versos da Torah, dos Salmos (Zabur), e dos Profetas.

Apesar de Jesus ensinar que EXISTE UM SO DEUS, ele também ensinou que o Espírito Santo é Deus e que o FILHO (ele mesmo) é Deus: Veja em Mateus 28:19, Jesus comandou aos seus discípulos batizarem os CONVERTIDOS na autoridade, no nome do “Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

Do PRIMÁRIO ao DOUTORADO

Seria isso uma contradição? De forma alguma. Jesus estava nos levando a nível de DOUTORADO do conhecimento de Deus. Ate aquele momento, o povo ainda tinha o nível de PREZINHO e alguns tinham o nível de COLÉGIO e outros tinham o nível de FACULDADE. Foi Jesus quem introduziu um nível mais elevado de conhecimento. Deus é UM, porem ele EXISTE em TRÊS PESSOAS.

Difícil para entender? Claro! Não espere que um aluno do PRIMÁRIO ira entender a TEORIA DA RELATIVIDADE. Nem mesmo alguns alunos de FACULDADE ainda entendem isso.

Então os muçulmanos começam a acusar a Bíblia de ser um documento forjado por Paulo, pela Igreja Católica, etc, mas eles nunca apresentam nenhuma prova. Eles dizem que o Islamismo tem uma doutrina sobre Deus muito mais SIMPLES e FÁCIL de entender e que o Cristianismo INOVOU e INVENTOU esta doutrina da Trindade. Logicamente, a doutrina da Trindade não é para principiantes, ela é difícil de se entender e voce precisa de conhecer bem a Bíblia para ver como Deus agia no tempo dos patriarcas e no tempo de Jesus. Jesus nos levou a um nível mais alto de conhecimento de Deus.

Será que Paulo era MONOTEÍSTA e TRINITARIANO ao mesmo tempo?

Claro que sim. Leia na carta do Apostolo Paulo aos Romanos 3: 30, Paulo que também era MONOTEÍSTA. Ele disse que existe UM SO DEUS com a frase “...visto que Deus é um só...”. Apesar de crer que Deus é UM, Paulo também diz que DEUS ENVIOU O ESPÍRITO DO SEU FILHO nos nossos corações (Gálatas 4:6) . Paulo também enfatiza que ninguém pode dizer que JESUS é Senhor, se não for pelo ESPÍRITO SANTO (I Corintios 12:3) e em 2 Corintios 13:14 Paulo usa a CELEBRE BENÇÃO apostólica dizendo “A graça do SENHOR JESUS, e o amor de DEUS, e a comunhão do ESPÍRITO SANTO, seja com todos vocês”. Fica claro que Paulo era monoteísta e trinitariano ao mesmo tempo.

E Tiago o “meio irmão de Jesus”? Será que ele era monoteísta e trinitariano ao mesmo tempo? Seguramente e logicamente. A historia do livro de ATOS nos relata que Tiago presidia a reunião onde Paulo e Barnabé levantaram a questão os gentios não precisavam da LEI para serem salvos, pois todos somos salvos da mesma forma. O que nos interessa é ver que no texto a TRINDADE é mencionada sem nenhum conflito e sem nenhum problema.

O mais interessante é notar que foi PEDRO quem mencionou a TRINDADE. Veja em Atos 15:1-10

“Alguns homens foram da região da Judéia para a cidade de Antioquia e começaram a ensinar aos irmãos que eles não poderiam ser salvos se não fossem circuncidados, como manda a Lei de Moisés. Paulo e Barnabé não concordaram... Aí foi resolvido que Paulo e Barnabé e mais alguns irmãos fossem para Jerusalém, a fim de estudar esse assunto com os apóstolos e os presbíteros da igreja... Então os apóstolos e os presbíteros se reuniram para estudar o assunto. Depois de muita discussão, Pedro se levantou e disse: ... Deus, que conhece o coração de todos, mostrou que aceita os não-judeus, pois deu o Espírito Santo também a eles, assim como tinha dado a nós. Deus não fez nenhuma diferença entre nós e eles... Pelo contrário, por meio da graça do Senhor Jesus, nós, judeus, cremos e somos salvos do mesmo modo que os não-judeus.”

Pedro fala da trindade na seguinte forma:

  1. A onisciência de Deus que conhece todos os corações.
  2. A dádiva do Espírito Santo a todos os que creram
  3. A graça do Senhor Jesus que salva a todos da mesma forma.

Todos os discípulos de Jesus criam a mesma DOUTRINA. Por isso eles tiveram esta primeira reunião para ESCLARECER o que Jesus havia ordenado. Aquele foi o primeiro CONCILIO da Igreja. A TRINDADE já era mencionada e eles reconheciam que as TRÊS pessoas trabalhavam em perfeita harmonia.

No livro de Gálatas, Paulo relata que quando ele voltou das suas viagens ele se encontrou com CEFAS (Pedro) e TIAGO o irmão do SENHOR em Gálatas 1:19. Isso sugere que eles estavam em comunhão e que eles criam nas mesmas doutrinas.

Tiago pergunta e explica em Tiago 2:19 “Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.

Tiago afirma que a CRENÇA no MONOTEÍSMO era algo BOM, porem ele também explica que os DEMÔNIOS também são MONOTEÍSTAS, eles sabem que existe UM SO DEUS e eles tremem de medo dele. Tiago estava dizendo que SOMENTE CRER no monoteísmo não é suficiente para se amar e obedecer a Deus. Os demônios crêem em um so Deus, mas continuam sendo demônios.

Já vimos entao que TODOS OS APÓSTOLOS mencionavam a TRINDADE (Deus, Jesus Espírito Santo) sem nenhum problema. Todos os apóstolos criam no MONOTEÍSMO Bíblico assim como o próprio Jesus tinha ensinado. Jesus disse que Deus é também uma TRINDADE, por isso ele comandou os seus seguidores serem “batizados NO NOME do Pai, do Filho e do Espírito Santo” Mateus 28:19

Seria isso uma CONTRADIÇÃO? De forma alguma! Isso é uma COMPLEMENTAÇÃO. Jesus ampliou a nossa compreensão da natureza de Deus. Ele nunca disse para batizarmos “NOS NOMES” como se fossem TRÊS DEUSES. Mas Jesus usou “NO NOME” no singular, enfatizando que este DEUS é UM.

Amanha ou depois eu continuo com esta serie sobre a TRINDADE. Ate aqui ficou claro que:

  1. Mohamed não entendia a teologia Cristã e muito menos a Trindade.
  2. Jesus nos levou ao nível MAIS ALTO da revelação de Deus.
  3. Os Apóstolos de Jesus mencionavam a Trindade com muita naturalidade.
  4. Paulo menciona a Trindade de forma natural na benção apostólica.
  5. Jesus nos ordena batizar em nome do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO.
  6. Todos os primeiros seguidores de Jesus eram Monoteístas Trinitarianos.

Ate logo

Rafik Responde as suas perguntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam os seus comentários, mas cuidado com a língua!