terça-feira, 18 de setembro de 2012

A Embriologia de acordo com o Alcorão



A Embriologia de acordo com o Alcorão

Queridos leitores,

Esta se tornando cada vez mais comum entre os Muçulmanos quererem dar uma “cara cientifica” para a religião Islâmica. Ultimamente eu tenho visto vários artigos na Internet oferecendo “Algumas evidências [cientificas] que atestam que o Islã é a verdade”.

QUEM são estes que vivem reproduzindo estes artigos? Geralmente são gente sem nenhum conhecimento no campo da medicina ou da biologia. Uma destas pessoas é a  Ana Paula que no seu blog tentar mostrar a Embriologia do Alcorão como algo cientifico. Quero confessar que meu conhecimento não é muito, mas a pesquisa ira me ajudar muito nesta área.

Eu os convido a julgar por vocês mesmos, se as afirmações do Alcorão são de fato, cientificas ou pura manipulação semântica, ou acrobacia linguística.   

O meu objetivo neste artigo será demonstrar que esta PSEUDOCIÊNCIA atribuída ao Alcorão, ou ao CONHECIMENTO sobrenatural (revelações) que Mohammed recebeu, não passam de pura manipulação das palavras árabes e misturadas com conceitos modernos da ciência.

Confesso que meu conhecimento nesta área é baixo. Ja que eu não posso PULAR esta questão (Show do Milhão), eu terei que pedir “ajuda aos universitários” ou seja, terei que depender pesadamente na pesquisa com aqueles que sabem do assunto. 

Um bom lugar de inicio foi dar uma olhada na Historia da Biologia. Este artigo é importante porque mostra que na HISTORIA DA BIOLOGIA, JÁ SE SABIA sobre a fase embrionária do ser humano. O que Mohammed fez foi tão somente falar do que ele mesmo podia observar e copiar o que os médicos ja sabiam.

Para não extrapolar os meus conhecimentos na área da Biologia e reprodução humana (apesar de ter nível universitário e mestrado e atualmente trabalhando para um futuro doutorado), terei que depender da minha pesquisa, fazendo perguntas a médicos, biólogos, historiadores etc. 

Quando eu era criança, minha mãe queria que eu fosse um “MEDICO”. Eu tinha pouco estomago para ver sangue, então Deus me levou para um outro campo da ciência, a Antropologia e a Teologia.

Por onde começar?

Para começar, ha alguns anos atrás, eu li um excelente livro chamado The Quran & the Bible in the Light of History & Science (O Alcorão e a Bíblia a luz da historia e da ciência) escrito pelo Dr. Medico Cirurgião William F. Campbell. A maioria das minhas respostas serão baseadas na opinião deste medico Cristão.

Eu também conheço algumas pessoas que acabaram de participar do 58º Congresso Brasileiro de Genética (http://www.sbg.org.br/58CBG/index.html) e estarei fazendo algumas perguntas para eles na medida do possível. Alguns dos meus parentes são profissionais da saúde e eu também estarei fazendo algumas perguntas para eles.

Creio que o mais fácil será COMPARAR o que os muçulmanos dizem com os fatos da ciência. Como sempre, meu blog tem o objetivo de fazer você pensar e convidar você a decidir diante das evidencias aqui apresentadas.

A Ana Paula começa o artigo dizendo: “Hoje vou falar sobre o que o Alcorão diz a respeito do desenvolvimento embrionário humano.” Para sermos mais precisos, ela ira falar sobre a INTERPRETAÇÃO SELETIVA do que o Alcorão parece dizer, mas se dermos uma olhadinha mais profunda, veremos que o Alcorão não diz nada disso.

Então ela faz a pergunta clássica sobre como um homem ignorante poderia saber de todas estas coisas: “Como é possível uma "pessoa" indouta ser capaz de saber estas coisas há mais de 400 anos atrás?” A resposta dela foi “Allah revelou a Mohammed”. Ou seja, o Alcorão é um livro milagroso. Na verdade o único MILAGRE aqui é que alguém consiga acreditar no Alcorão.

Se o Alcorão fosse um livro milagroso então não poderia haver nele NENHUMA informação que contrarie a ciência, não é mesmo? Ou seja, UMA ÚNICA afirmação comprovadamente absurda iria demolir toda a noção de que o Alcorão é milagroso. 

A minha resposta é: “O que Mohammed sabia era aquilo que QUALQUER PARTEIRA saberia ao lidar com tantos abortos espontâneos. O conhecimento dele era um conhecimento popular. Se vocês tiverem “amor pela verdade” e paciência, eu irei provar isso logo mais.

Para provar o meu ponto eu só preciso de mencionar UM VERSO cientificamente INCORRETO e o artigo acabaria aqui. Mas isso não teria graça não é verdade? Que graça tem uma luta de “UM KNOCK-OUT”? 

De onde vem o ESPERMATOZOIDE de acordo com o Alcorão?

A Sura 86:5-7 diz que o esperma vem de “ ENTRE a espinha dorsal e das costelas (ossos do peito”. Veja a tradução do Sr. Helmi Nasr

O artigo deveria terminar aqui, pois Allah cometeu um OUTRO erro cientifico. Mas para salvar o Alcorão de uma vergonha total, alguns tradutores tentam consertar o erro de Allah no Alcorão Árabe. Este é o caso da tradução feita pelo Sr. Samir Al Hayek.

Veja como ele traduziu o verso acima:
“Que o homem considere, pois, do quê foi criado! Foi criado de uma gota ejaculada, Que emana da conjunção das regiões sexuais do homem e da mulher(1862).”

Samir Al Hayek na verdade NÃO TRADUZ, ele simplesmente INTERPRETA o verso. Traduzir é dizer o que o texto fala. Interpretar é colocar palavras na boca de Allah.

Veja a grande diferença das duas traduções. O que Samir Al Hayek esta tentando dizer é que o verso fala de um homem e uma mulher e não da região onde o sêmen ou espermatozoide vem. Muita criatividade para esconder o erro! Na tentativa de consertar o erro do Alcorão, ele explica no rodapé com termos científicos, simplesmente para dizer que o Alcorão usou uma METÁFORA ou um SÍMBOLO:

1862. O sêmen do homem constitui a quinta-essência do seu corpo. Portanto, diz-se, metaforicamente, que ele provém da sua virilha, ou seja, de entre a bacia e as costelas, emanando da conjunção das regiões sexuais do homem e da mulher. A sua espinha dorsal é a fonte e o símbolo do seu vigor e da sua personalidade. Na medula espinhal e no cérebro encontra-se a energia diretora do sistema nervoso centra, sendo que é esta que dirige toda a ação, quer orgânica, quer psíquica. A espinhal corre paralela à medula óssea no cérebro.”

Mas temos que nos perguntar se esta tradução ou a outra esta mais correta. Então podemos dizer que TUDO o que o Alcorão fala sobre a reprodução humana é uma METÁFORA ou SÍMBOLO? Então porque eles insistem que o Alcorão fala de ciência? Entendi agora! Quando CONVÊM o Alcorão é cientifico, quando NÃO CONVÊM é metafórico! Bom truque!

Um breve explicação sobre as duas traduções do Alcorão em português. A tradução de Samir Al Hayek é mais interpretativa, ou seja, ele não se apega ao texto original mas tenta dar a sua própria explicação do texto. A tradução de Helmi Nasr é mais literalista, textualista, se apegando ao significado da palavra no Árabe original.

Mas se você ainda quiser comparar as traduções do inglês, visite esta pagina e preste atenção nas palavras: Loins (18 vezes), ribs (19 vezes), backbone (13 vezes), breastbones (8 vezes)  http://www.islamawakened.com/quran/86/7/. O resto são todas tentativas de consertar o que Allah disse.

Mas vamos voltar ao assunto: Sera mesmo que o Alcorão “fala sobre os estágios do desenvolvimento embrionário do homem” ou é tudo manipulação do idioma árabe?

“Nós criamos o homem de um extrato de argila. Então Nós fizemos como uma gota em um lugar de descanso, firmemente fixado. Então Nós transformamos a gota em alaqah (sanguessuga, coisa suspensa ou coágulo de sangue), então Nós transformamos a alaqah em mudghah (substância mastigada)...”  (Alcorão, 23:12-14)

Vamos reconstruir o verso passo a passo:
Primeiro Allah pegou um TININ “extrato de argila”, o que sera isso? Deste “purê de barro” ele então fez uma NUTFAH (GOTA) e a fixou firmemente em um lugar para descansar. ENTÃO (conjunção - thumma) ele transforma a GOTA em ALAQAH e depois transforma este ALAQAH em um MUDGHAH. Esta tudo explicadinho? Voce precisa de mais alguma PROVA do milagre do Alcorão?

Onde começa a manipulação? A escolha seletiva dos significados das palavras.  

Algum medico por favor me diga se a “reprodução humana” começa com ARGILA. Onde tem ciência nesta afirmação? Mas eu estou me divertindo com esta pesquisa!

Ate onde minhas pesquisas me levaram, eu descobri que esta ideia toda de que o Alcorão tem muito a ensinar sobre embriologia, tem raízes em um artigo escrito 1980 pelo Professor Keith Moore. Ele era membro do Departamento de Anatomia da Universidade de Toronto no Canada. Antes dele não se falava de nenhuma embriologia no Alcorão. 

O artigo de Keith Moore ficou famoso entre os muçulmanos. Ele conta em um vídeo que ele foi convidado para ir a Arábia Saudita e lhe perguntado para ele interpretar o Alcorão. Foi ele (um KAFIR) quem INTERPRETOU e IDENTIFICOU as fases embrionárias do Alcorão, sem saber árabe e nem entender o Islam. Esta na cara que aquele foi um “trabalho encomendado”.

No entanto o Professor Keith Moore nunca quis arriscar a sua reputação de medico e NUNCA publicou o seu trabalho no Ocidente, exceto nos jornais Islâmicos. Ele simplesmente faz uma menção pequena em um dos seus livros que o Alcorão tem informação sobre a embriologia mas NUNCA entra em detalhes. Quem sabe antes de morrer ele nos conta esta historia toda para desencargo da sua consciência.

A edição Islâmica do seu livro nem sequer esta listada na Biblioteca Britânica ou na Livraria do Congresso dos Estados Unidos ou mesmo em qualquer publicação medica do Ocidente. Claramente a teoria dele não é reconhecida e nem considerada “cientifica” fora dos círculos Islâmicos.

Aqui esta um vídeo dos anos 80 onde o Professor Keith explica os seus achados.


Quais são os erros do Professor Keith Moore?

O Professor Keith Moore, TRADUZ as palavras “NUTFAH Amshājin” (أَمْشَاجٍ نُّطْفَةٍ) como “FLUIDO MISTURADO” ou seja, “SÊMEN MISTURADO” com os fluidos femininos que contem os GAMETAS (esperma e ovulo).

Concordo com o Sr. Keith Moore e não nego que historicamente os Gregos não podiam ver ou saber da existência do “esperma e do ovulo”. Foi somente com a invenção do microscópio que esta descoberta foi feita.

No entanto esta CLARÍSSIMO pela leitura do Alcorão que NEM MOHAMMED e NEM ALLAH sabiam da existência do esperma e dos óvulos. (eu uso a palavra Allah aqui para me referir especificamente a deidade que supostamente revelou o Alcorão a Mohammed e não ao Deus Todo-poderoso revelado na Bíblia).

A palavra que o Alcorão usa simplesmente diz “nutfah” NADA ALÉM DISSO. Ainda que seja razoável traduzir a palavra para SÊMEN, não podemos nos esquecer que Hipócrates usou foi muito mais explicito que o próprio Allah e ate usou o termo “fluido germinal”. Ele descreve também os fluidos do homem e da mulher. Ou seja, ele estava muito mais próximo “gramaticalmente falando” do que Allah. Allah e os muçulmanos precisaram de um KAFIR (Keith Moore) para afirmar que um MEDICO PAGÃO (Hipócrates) tinha razão. FONTE: Hippocratic Writings. Favor dar uma olhada no Capitulo intitulado “A semente e a Natureza de uma criança”. Onde esta o milagre?

O Alcorão diz que o homem foi criado de uma GOTA DE FLUIDO (nutfah) varias vezes. Ele chama o seu sêmen de “gota de fluido” ou agua como também é conhecido em vários lugares da África. O bom senso nos faz acreditar que Mohammed estava acostumado de ver o seu próprio sêmen. Então isso não seria milagre nenhum.

... Criou o homem de uma gota de sêmen (nutfah)– 16:4
... formou-lhe uma prole da essência de sêmen sutil (nutfah) – 32:8
... Deus vos criou do pó; então de esperma (nutfah)– 35:11
... De uma gosta de esperma (nutfah) – 53:46
... Em verdade, criamos o homem, de esperma misturado - (nutfah) – 76:2

Existe algum MILAGRE nisso? Sera que Mohammed não sabia que o SÊMEN PRODUZ BEBES? Foi necessário Allah ter falado isso para ele? O mais interessante é que em Genesis 38:9 (Alguns milhares de anos antes de Mohammed se auto declarar um profeta indouto ou ignorante), diz o seguinte:

... de modo que, toda vez que se unia à mulher de seu irmão, derramava o sêmen no chão para não dar descendência a seu irmão.  Gênesis 38:9

Veja bem, que este verso ja descreve que a ORIGEM DA VIDA se dava pela EMISSÃO DE UMA GOTA DE SÊMEN. Tudo o que Mohammed precisava fazer era OBSERVAR a natureza e TCHÃÃÃÃÃÃ, ele saberia que o sêmen produz bebes sem a necessidade de REVELAÇÃO DE ALLAH.

Na Sura 86:6 REPETE o que todo mundo ja sabia: “Foi criado de uma gota ejaculada” (Samir Al Hayek), ou “Foi criado de AGUA EMITIDA” (Helmi Nasr).

Precisava de uma revelação divina para nos informar que os bebes são resultados da ejaculação durante o ato sexual? Mas o problema real aqui é que Allah nos diz que este SEMEN “SAI de entre a espinha dorsal e os ossos do peito” como ja discutimos mais acima. Varios tradutores localizam a região como sendo a área perto dos RINS.

Sera que Allah não sabia que eram os TESTÍCULOS ( الخصيتين ) que produzia o sêmen? Porque sera que ele não disse isso claramente ou nem sequer os mencionou no Alcorão? Ao menos na literatura GREGA, Aristóteles apesar de não ter entendido a razão dos testículos existirem, pelo menos, chega mais perto da verdade do que Allah e ate menciona os testículos nos seus escritos.

Por favor voltemos ao explicação do Sr Samir Al Hayek sobre a produção do sêmen, preste atenção nas palavras em vermelho:
1862. O sêmen do homem constitui a quinta-essência do seu corpo. Portanto, diz-se, metaforicamente, que ele provém da sua virilha, ou seja, de entre a bacia e as costelas, emanando da conjunção das regiões sexuais do homem e da mulher. A sua espinha dorsal é a fonte e o símbolo do seu vigor e da sua personalidade. Na medula espinhal e no cérebro encontra-se a energia diretora do sistema nervoso centra, sendo que é esta que dirige toda a ação, quer orgânica, quer psíquica. A espinhal corre paralela à medula óssea no cérebro.”

Agora vamos comparar com a EXPLICAÇÃO do medico grego Hipócrates retirada do seu livro mencionado acima (pagina 317):
“... O ESPERMA do humano masculino vem de todos os FLUIDOS do seu corpo: ele consiste no MAIS POTENTE parte deste fluido, que é secretado do resto... existem VEIAS e NERVOS que se estendem de toda parte do corpo ate o pênis... fricção no pênis ... causa  o fluído em todo o corpo se aquecer ... Este fluído é difundido do CÉREBRO ate os LOMBOS (ou rins) e todo o corpo, mas em particular para a MEDULA ESPINHA ...   Uma vez que o ESPERMA entrou na MEDULA ESPINHAL ele passa pelo seu curso através das veias ao longo dos RINS ... Dos RINS ele passa ATRAVÉS DOS TESTÍCULOS para o pênis”.   


Observem a semelhança da explicação do Xeique Samir Al Hayek com a explicação do Pagão Grego Hipócrates. Samir usou quase as mesmas ideias que Hipócrates.

Nos temos então duas possibilidades: 1) Seria Hipócrates um PROFETA do Islam? 2) Seria Mohammed um PLAGIADOR (المنتحل ) de ideias? 

O pior é que o próprio Allah parece estar usando as ideias de Hipócrates: que o sêmen “sai de entre [regiões da] ESPINHA DORSAL e os ossos do peito” (costelas) onde se encontram os rins. Esta claro que esta ideia era bem conhecida nos dias de Mohammed e que Allah ate copiou os ERROS dos PAGÃOS GREGOS e os incluiu no seu “livro divino”.

Uso metafórico ou literal na Bíblia?

Disse-lhe mais: Eu sou Deus Todo-Poderoso; frutifica e multiplica-te; uma nação, sim, uma multidão de nações sairá de ti, e reis procederão dos teus lombos;  Gênesis 35:11

Antes que os muçulmanos acusem a Bíblia de também usar a expressão “dos teus lombos” (חָלָץ)de forma literal, seria bom frisar que todas as vezes esta expressão na Bíblia tem sentido metafórico. A Bíblia NUNCA usa “lombos” de forma literal significando relações sexuais.

Sim existem versos no Alcorão onde a palavra “LOMBOS” é usada de forma metafórica:
“E de quando o teu Senhor extraiu das entranhas dos filhos de Adão os seus descendentes...” Sura 7:172 (Samir Al Hayek)
“... quando teu Senhor tomou dos filhos de Adão – do dorso deles – seus descendentes ...” Sura 7:172  (Helmi Nasr)

Porem o que estou debatendo é que esta EXPRESSÃO é típica das culturas do Oriente Médio. No entanto a Sura 86:6 FOGE AO PADRÃO da metáfora. Ela entra no campo de uma descrição medica muito parecido com a descrição de Hipócrates.  

“Foi criado de uma gota ejaculada, que emana da conjunção ... ” (Samir Al Hayek)
“Foi criado de AGUA EMITIDA, que SAI de entre a espinha dorsal ...” (Helmi Nasr)

Observem as palavras: EMANA e SAI. Ejaculação não é metáfora. Ejaculação é LITERAL. Este é um ato físico que ocorre durante a relação sexual. Ou seja, o que Mohammed tentou dizer no Alcorão é muito parecido com o que Hipócrates disse 1000 anos antes de Mohammed quanto a produção do sêmen estar na região dos RINS. 

Conclusão da primeira parte desta serie:

A manipulação do texto não termina aqui. Ela continua com a escolha seletiva de outras palavras. O autor procura TORCER as palavras do próprio Alcorão para tentar provar o seu ponto. Ele faz uma ACROBACIA para fazer o Alcorão dizer aquilo que não esta escrito. Este é mais um caso onde se TENTA ENFIAR os fatos dentro da evidencia, em vez de deixar a EVIDENCIA te levar ate os fatos.

Ate mais
Rafik 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam os seus comentários, mas cuidado com a língua!